Para dirimir essa questão e buscar mais informações sobre um ramo de atividade que vem em uma crescente, a reportagem entrevistou em seu estúdio, o tatuador profissional de Palmas, Bruno Tibes.
Ele explicou que atua na área há 07 anos, especializado nos estilos Oriental, Old School e Preto Cinza. “São os estilos que uso como base para fazer os meus projetos, sempre faço o possível para criar artes exclusivas para os clientes”.
Sobre a cobrança da sociedade, Tibes, mensurou que essa é uma questão muito interessante, ”na sociedade, convivemos com algumas formas de arte que podem ser interpretadas de uma maneira diferente. Porém, nos estilos tradicionais, Old School e do Oriental, tenho bastante cuidado para que a tatuagem que irei fazer, represente a história que a pessoa quer contar, um folclore, ou uma questão popular, que queira transmitir com sua tatuagem, não é uma questão de moda”.

Profissional
“A tatuagem exige muito estudo, além da parte técnica, tem o traço, a sombra. Também considero importante e interessante, ir a fundo nas histórias das raízes da tatuagem. Basicamente, são três estilos que são a base da tatuagem contemporânea, Tribal, Old School Americana e a Japonesa. A partir delas, que todos os outros estilos acabaram se desenvolvendo. Optei por estudar a tatuagem Old School e a Oriental, justamente por causa dessa base forte que elas têm e que transmitem. Isso facilita para que transforme as histórias das pessoas em boas tatuagens”, destacou ele e ressaltou que nestes 07 anos, notou que a tatuagem estava sendo um pouco superficial, “acabei desenvolvendo a minha consultoria, que é a tradicional, onde me conecto profundamente com o cliente, e, de acordo com as histórias que vai me contando da sua vida, escolho alguma delas para representar em uma tatuagem exclusiva”, explicou.

Convenções
“As convenções foram muito importantes para minha carreira, consegui desenvolver e entender ainda melhor a minha tatuagem. Esses eventos exigem muito do tatuador. Tem que se preparar, criar a sua arte, levar uma arte exclusiva para apresentar e tatuar sob uma pressão muito grande. Tem horário para entregar, os jurados avaliando. Em minha trajetória, nesses 07 anos, tive a felicidade de ser premiado em vários eventos nacionais, principalmente, na Tatto Week, considerada a maior convenção de tatuagem do mundo, isso foi muito bacana para minha trajetória, mostra que apesar de ser do interior do Paraná, tive a oportunidade de apresentar um trabalho de qualidade para o cenário da tatuagem nacional”, afirmou ele.

Tatuagens - tempo
Tibes, esclareceu que no decorrer da sua trajetória desenvolveu técnicas mais tradicionais, com a intenção de criar projetos maiores. ”Hoje, em dia estou focando bastante na minha carreira para as tatuagens maiores. Tenho vários projetos que estão em andamento, alguns de um ano, outros, um ano e meio, com as sessões para finalizar. Se for contabilizar a tatuagem que fiz, a que demorou mais tempo em uma sessão apenas, acredito que foram 16 horas seguidas de tatuagem. Foi uma tatuagem que apresentei em uma convenção em Londrina, no estilo Japonês Tradicional e também consegui ser premiado dessa convenção”.

Regras sanitárias
O tatuador profissional explicou ainda que essa questão é uma das mais importantes da tatuagem, “tenho que preservar a minha segurança e a segurança do cliente, para evitar a contaminação. É algo que todos os tatuadores precisam avaliar e precisam tomar cuidado”, esclareceu.

Comentários: