Jornal A Folha

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 10 de Novembro 2025
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Notícias Geral

Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori será o palco do I Encontro de Corais CPIF

o sábado (25), às 19h, no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori, será realizado o I Encontro de Corais CPIF.

Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori será o palco do I Encontro de Corais CPIF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com a presença de três corais de Palmas e outro de Pato Branco, Coral Renascer, e um grupo musical, que fará parte e estará abrilhantando o evento.
A coordenadora do Coral CPIF, Edna Silva, explicou que o CPIF existe no IFPR há sete anos. “É um coral de vozes femininas. Se reunimos todas as sextas-feiras, às 18h30, nas salas no andar superior da Biblioteca do Campus, para os ensaios. Atualmente, estamos em 16 meninas participando, entre professores, funcionários, estudantes e comunidade em geral. Temos o maestro Adimorvan Picolo, que conduz todos os trabalhos”, disse ela.

Publicidade

Leia Também:

Salientou ainda que não existe nenhuma exigência para participar do Coral, “nosso maestro costuma dizer que todo mundo canta, só não sabe que tem esse potencial. É feita uma análise da voz para ver se é Soprano ou Contralto, e começa a fazer as atividades de aquecimento vocal, preparação vocal e começa a cantar”, frisou ela e destacou que o Coral, participou de inúmeros eventos, “em junho em Ametista do Sul (RS), representando o Coral do IFPR, e quando chegamos fomos anunciados como único representante do estado do Paraná. Isso traz um prestígio tanto para nós, quanto para Palmas, que também era a única cidade do Paraná representada no encontro de corais em Ametista do Sul”. 
Responsabilidade
A coordenadora enfatizou que o evento será realizado no município de origem do Coral, aumentando a responsabilidade. “É um projeto que vinha sendo pensando desde o ano passado, elaboramos e reestruturamos para chegarmos na definição desse encontro. Primeiro Encontro dos Corais de Palmas, para que possamos conhecer todo mundo que faz parte dessa atividade de canto Coral, e convidando também alguns corais externos. As pessoas podem estranhar, mas só vem um, é que o encontro de corais normalmente é feito por cinco ou seis, para que não se torne uma atividade extensa, não é uma questão cultural muito ampla, que as pessoas tenham um contato mais próximo. Temos que ir devagar”, enfatizou.
Repertório
Edna, mencionou, quando se pensa em Coral, tem a ideia de um canto erudito, sacro, porque o Coral surgiu nas instituições religiosas, nas igrejas. “Porém, cada Coral traz a sua identidade. O coral CPIF, além de ser um coral de vozes femininas, o nosso repertório é bastante eclético. Não há escolha do repertório, geralmente, o maestro apresenta algumas músicas, também trazemos sugestões e se faz os arranjos, para que se torne uma música para o Coral”.

Comentários:
Bruno Lima

Publicado por:

Bruno Lima

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal A Folha
oi
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR