A deputada federal e pré-candidata ao Senado Gleisi Hoffmann participou nesta quinta-feira (25), em Paranavaí, do anúncio de um pacote de investimentos de R$ 86,7 milhões da Itaipu destinado a 22 municípios da região Noroeste do Paraná. Junto com o diretor-geral da binacional, Enio Verri, ela também visitou as obras da Usina de Triagem Mecanizada (UTM), uma das maiores iniciativas ambientais da região.
Os recursos anunciados estão sendo aplicados em projetos de saneamento ambiental, sistemas fotovoltaicos, pavimentação de estradas, obras em infraestrutura, manejo de água e solo, fortalecimento da coleta seletiva e ações sociais e comunitárias, beneficiando diretamente milhares de famílias da região.
Gleisi destacou que Paranavaí está se tornando referência em sustentabilidade, graças aos investimentos da Itaipu. Segundo a deputada, as ações da binacional chegam aos municípios para resolver problemas reais, gerar oportunidades e fortalecer as comunidades
“São mais de R$ 86 milhões investidos para melhorar a vida das pessoas na região e transformar em renda o que é descartado pela população. São 19 municípios da região que serão beneficiados e vão ajudar a transformar um problema ambiental em oportunidade. É assim que o governo do presidente Lula, junto com a Itaipu, ajuda a construir um Paraná mais sustentável e com mais qualidade de vida para as pessoas. Esses recursos chegam aos municípios para resolver problemas reais, gerar oportunidades e fortalecer as comunidades”, afirmou.
Entre os municípios contemplados estão Paraíso do Norte, que recebeu R$ 9,3 milhões, São Carlos do Ivaí, com R$ 8,2 milhões, e Paranavaí, com R$ 7,3 milhões. Também receberam investimentos Alto Paraná (R$ 5,2 milhões) e Cruzeiro do Sul (R$ 5 milhões).
Ao todo, foram beneficiados os municípios de Alto Paraná, Amaporã, Atalaia, Cruzeiro do Sul, Doutor Camargo, Floraí, Inajá, Jardim Olinda, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Paranapoema, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Santa Inês, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Jorge do Ivaí, Tamboara, Terra Rica e Uniflor.
Visita às obras da Usina de Triagem Mecanizada - Durante a visita às obras da UTM, Gleisi destacou o papel socioambiental da Itaipu e os benefícios da gestão compartilhada dos resíduos sólidos para os municípios da região. “A Itaipu está ajudando os municípios a enfrentar um dos maiores desafios urbanos da atualidade, que é o tratamento adequado dos resíduos sólidos, gerando benefícios ambientais, econômicos e sociais para toda a região”, afirmou.
A estrutura será implantada por meio de uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), com investimento de R$ 19 milhões. A usina vai beneficiar os 19 municípios que integram o consórcio, criado justamente para viabilizar a gestão associada dos resíduos sólidos urbanos e o compartilhamento da estrutura regional de destinação final, tendo como referência o aterro sanitário de Paranavaí.
Com tecnologia de triagem mecanizada, a UTM vai ampliar a capacidade de reciclagem, reduzir o volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários, fortalecer a coleta seletiva e contribuir para a geração de trabalho e renda para catadores e cooperativas da região. Além dos ganhos ambientais, a iniciativa vai proporcionar economia de escala aos municípios e fortalecer a política regional de gestão sustentável de resíduos sólidos.
Assessoria

Jornal A Folha