As previsões se confirmaram e Palmas amanheceu coberta por uma camada de gelo. As pessoas que foram ao trabalho e para as aulas tiveram que se agasalhar. Inúmeras postagens também tomaram conta das redes sociais.
Sobre o assunto, Ivanir Dalanhol, da Estação Meteorológica AgroDala, mencionou com essa temperatura, o município mostrou que é a cidade mais fria do Paraná, “hoje, a geada foi muito forte, com uma temperatura de -4,9 ºC e uma geada extensa. “Por onde a gente anda, está bonita a cidade, está tudo branco, é uma coisa muito linda, parece a Europa”, relatou ele.
Esclareceu também que a Estação AgroDala no Horizonte, no Pomar de Maçã, a temperatura chegou próximo a -5ºC graus, já no bairro São Sebastião do Rocio, -4,9ºC. “As pessoas falam que o Horizonte é frio, é frio, mas a cidade também é fria, porque -4,9ºC graus é uma temperatura muito baixa, por isso é importante divulgar, porque não é sempre que temos essa temperatura em Palmas. Temos a previsão que para os próximos dias as temperaturas continuem negativas, talvez até mais baixa ainda do que a de quarta-feira”, relatou.
Maçã
“Esse frio é muito importante para a produção de maçã, a fruta precisa em torno de 750 horas de frio, abaixo de 7,2ºC e tem que chegar nesse número para ter uma safra grande, melhor. Caso não chegar nessa temperatura tem que se fazer a aplicação de um produto para fazer a quebra de dormência da maçã. Por exemplo, a cultivar Eva, tem a necessidade de 300 horas de frio, em Palmas, sempre chega a esse patamar. Já a Gala e a Fuji, é normal fazer esse tratamento de quebra de dormência, pois, essas cultivares são mais exigentes”, destacou ele e ressaltou que é importante que ocorra bastante frio em Palmas para favorecer a maçã. “Teremos uma fruta mais graúda, mais colorida e uma produtividade maior nos palmares”, justificou.

Jornal A Folha