Abraços, homenagens, lembranças, reencontros, foi a tônica do 1º Encontro do Clube Esportivo Caxias, que ocorreu na sexta-feira (26), no Clube dos Veteranos. Ex-dirigentes, ex-presidentes, jogadores e convidados relembraram fatos que marcaram a história de uma das mais tradicionais equipes do município. Cerca de 70 pessoas participaram da confraternização. Também foram divulgados alguns vídeos com depoimentos.
Emocionado, o ex-presidente, José de Augustinho Hilário (Zezinho), agradeceu a família Ribeiro de Moraes, especialmente, ao Seu Ivo, por tê-lo convidado a presidir a equipe quando estava em seu auge. “Não posso lembrar do Caxias, sem me recordar do Seu Ivo, que incentivou e sacrificou-se pelo sucesso da equipe. Com sua ajuda conduzimos o Caxias por vários anos, inclusive disputamos a intermediária e quase conseguimos o acesso para a elite do futebol paranaense”, considerou ele e também destacou à época o apoio do ex-prefeito, Dr José Ferreira de Almeida, das indústrias, do comércio, da Câmara de Vereadores, especialmente, do saudoso, João Bannack Sobrinho, pai do atual, Presidente do Legislativo, Paulo Bannake.
“O futebol é a oportunidade que nossos adolescentes têm de participarem das equipes profissionais”, afirmou ele e comentou a importância do encontro reunindo pessoas que fazem parte da história do Caxias.
Luiz Sérgio Gubert, que treinou no Caxias na década de 70 e atualmente reside em Curitiba, relatou que o ponto principal desse encontro é para homenagear o Seu Ivo Ribeiro. “Ele fez uma junção, não apenas criou um time de futebol, incentivou os jovens a ter uma formação melhor, nos passou experiência de vida. Na realidade era o treinador do time e ao mesmo tempo era um pai para todos nós”, justificou, e frisou que foi uma felicidade imensa rever os amigos.
Fábio Dias de Andrade, explicou que iniciou no juvenil do Caxias, e o treinador era o Professor Mario Barfknecht. “Fomos campeão invicto, foi um início promissor, uma emoção enorme”, frisou Andrade e agradeceu ao Seu Ivo Ribeiro de Moraes (in memoriam), pelo apoio aos jogadores. “É o primeiro encontro de muitos que estão por vir”.
O ex-atleta também comentou sobre os adversários do Caxias na disputa dos campeonatos municipais. “Tinha a equipe do quartel, denominada de Clube Esportivo General Osório (CEGO), O Esporte Clube Lagoão, Restinga, Indumel. Nessa época, o futebol amador em Palmas era um nível altíssimo, com grandes atletas, que jogavam profissionalmente em qualquer equipe. O Caxias foi pentacampeão seguido”.
Revelou também que era para ser um encontro entre alguns diretores e jogadores, cerca de 10 ou 12 pessoas. “Com o passar do tempo o evento foi tomando corpo, ao final com a participação de cerca de 70 pessoas. A adesão foi fantástica”.
Edson Luiz Pacheco de Moraes (Tite), não conteve a emoção ao comentar sobre o evento. “Após 28 anos, reunimos cerca de 70 pessoas para esse encontro, foi gratificante a participação de ex-atletas, dirigentes, técnicos e funcionários do Caxias. Peço, desculpas para as pessoas que fizeram parte da história do Caxias, mas, que não conseguimos contato. Objetivo, foi rever o pessoal, contar as histórias do futebol. Ficamos gratos pelas pessoas terem aceitado o convite”, ressaltou ele e também comentou a homenagem ao seu pai, Ivo Ribeiro de Moraes, que foi o mentor do Caxias. “Fico emocionado ao comentar sobre ele. Espero que seja o primeiro de vários encontros”.
O radialista, Rubens Eduardo, destacou que o evento é uma maneira de relembrar a bela história do Caxias, através do saudoso Ivo Ribeiro de Moraes. “Era um domingo de festa, de alegria no estádio municipal, era casa cheia. Também acompanhei a equipe nos jogos fora de casa. A equipe teve jogadores de nível nacional, Marco Antônio Cipó (Santos), Alcântara (Palmeiras), entre outros”, assinalou ele e também destacou as transmissões esportivas através da Rádio Club. “Me sinto feliz em memória do saudoso Souza Filho que era o narrador a época, eu, era o repórter, depois comecei a narrar”.
Histórico do Clube Esportivo Caxias
O Clube Esportivo Caxias foi fundado em (19) de novembro do ano de 1974, sua criação aconteceu decorrente da iniciativa de alguns ex-jogadores da equipe do Toninho da Super Pão e com a observação do Ivo Ribeiro de Morais. Muitos jovens gostavam de jogar futebol, principalmente quando jogavam em frente à sua casa o “Futebol de Travinhas”. Então, resolveu dar prosseguimento a esta atividade esportiva, dando continuidade com este grupo, e aí, criar a Equipe “JLP”- Jovens Lusos Palmenses e posteriormente, passou a se chamar Clube Esportivo Caxias.
Neste mesmo ano de 1974, vários integrantes desta equipe resolveram fundar oficialmente o clube. Ficando definido o nome atual Clube Esportivo Caxias, e que teve como primeiro Presidente, João Luiz Fedrigo.
Posteriormente, outros amigos assumiram a presidência do Clube: Dirceu Pires de Almeida, José de Augustinho Hilário (Zezinho), Francisco Acyoli Ribas, e Luiz Carlos Dornelles.
O Clube Esportivo Caxias tinha por finalidade principal, participar de atividades ligadas ao Futebol, mas também participou ativamente de competições de Futsal e outras modalidades, como: Basquetebol, Voleibol e Handebol, além de participar de campanhas comunitárias em Palmas.
Como o Clube tinha muitos atletas, alguns campeonatos foram disputados com o nome de C.E. Caxias e JUPS.
Ao longo de sua história o C. E. Caxias sagrou-se Campeão várias vezes de campeonatos de Futebol e Futsal na cidade de Palmas, além de ganhar muitos torneios de futebol e Futsal em Palmas (Campeonatos Municipais, Copa Palmas, Jicop e torneios).
Após uma longa história no Amadorismo, o clube posteriormente começou a disputar o Futebol Profissional no Estado do Paraná. Sendo que, após disputar várias competições profissionais, chegou ao seu ápice disputando a 2ª colocação no Campeonato Paranaense da série A2, no ano de 1997. Infelizmente, após esta competição o Clube encerrou suas atividades esportivas.
Após muito tempo, o Clube Esportivo Caxias voltou as atividades de Futebol. Por meio do trabalho e dedicação do ex-Atleta Edson Alves (Fio) e alguns voluntários, está sendo desenvolvido as atividades de Escolinha e da Equipe Master dando prosseguimento ao legado deixado anos atrás.