No último dia (29), com a presença do Bispo Diocesano D. Edgar Xavier Ertl e do Clero, foi realizada a celebração de bênção e inauguração da sede da Cúria Diocesana de Francisco Beltrão, localizada no antigo Seminário de Filosofia Bom Pastor, no Bairro Jardim Seminário.
A Diocese possui a particularidade de possuir a Catedral em Palmas, erigida com a criação da Diocese em 1958 e a Concatedral Nossa Senhora da Glória, que em 1987, a pedido de D. Agostinho José Sartori, foi elevada também à sede episcopal através do decreto “Cum Urbis”, sendo denominada Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.
O novo espaço foi otimizado no local onde desde 2002 destinou-se à formação seminarística da etapa filosófica. Com a migração do Seminário para Cascavel, o local passou por melhorias e adaptações para sediar a Cúria Diocesana de Francisco Beltrão.
O projeto de reforma foi desenvolvido pela arquiteta sacra Ellen Biavatti, e o novo espaço comportará diversos organismos diocesanos, já operacionalizados em Francisco Beltrão como o atendimento do Bispo Diocesano, a Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora e da Catequese, Tribunal Eclesiástico, Pastoral da Comunicação – PASCOM, Pastoral da Criança, Pastoral Familiar, Renovação Carismática Católica, além do atendimento da Livraria Diocesana Kyrios e do escritório de contabilidade. O Local está próximo à residência episcopal (Bispado) e ao Mosteiro Carmelita São José e Nossa Senhora do Carmo (Monjas Carmelitas).
De acordo com o bispo diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl, dada a questão geográfica, a Cúria de Francisco Beltrão centraliza as ações da caminhada diocesana, tendo a Diocese duas sedes, a Cúria de Palmas e a Cúria de Francisco Beltrão: “Dentro do Conselho de Presbíteros e em sintonia com os demais padres, achamos por bem que em Francisco Beltrão, devido a sua logística, poderíamos ter um centro unificador da Cúria Diocesana. A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão está iniciando uma nova página na sua história. Assim, como temos duas catedrais, temos duas Cúrias – Palmas e Francisco Beltrão”.
Pascom Diocesana.