A primeira ocorreu na escola do assentamento Paraíso do Sul. Posteriormente, no colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira, bairro São Sebastião do Rocio, no auditório da secretaria da Educação de Palmas e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Lagoão.
A Presidente da Comissão das Pré-conferências da Saúde, enfermeira Marilia Forest, relatou que na comunidade do assentamento Paraíso do Sul, se reuniram moradores de outras localidades e também de outros assentamentos próximos. “Foi uma participação bem bacana da comunidade. No dia anterior, ocorreu tempestade, mesmo assim, a população se engajou com as questões de saúde, foi muito participativo, saíram excelentes propostas. Solicitaram uma UBS para atendê-los na região, a presença do dentista e também dos agentes comunitários de saúde”, disse ela e revelou que outra Pré-conferência, aconteceu no bairro São Sebastião do Rocio, com a participação ampla da população, com apresentação de propostas, incluindo a construção de uma UBS.
Delegados
Marília, explicou que os nomes dos delegados que farão parte da Conferência Municipal, que será realizada no dia (05/11), no Clube União, são escolhidos nessas etapas das Pré-conferências. “Importante, ressaltar para ser delegado, ter poder de voto e representar o município nas etapas estadual e federal, a pessoa precisa ter participado de uma etapa da Pré-conferência. Já saíram alguns nomes e representantes da comunidade, do interior e também do bairro São Sebastião do Rocio, e agora os representantes das demais Pré-conferências”.
Participação
A enfermeira, comentou sobre a importância de a população participar destes momentos de discussão da saúde pública, “estamos construindo com os dados das Pré-conferências, o destino da saúde para os próximos quatro anos. O Plano Municipal de Saúde, contempla este período, e para que sejam executadas as ações de saúde, precisam estar no Plano. A Pré-conferência é o momento de as pessoas virem e colocarem as suas ideias, reclamações, enfim, as necessidades para que possa estar contemplado no Plano Municipal de Saúde, para sua execução”.