Foram realizados cerca de 380 atendimentos e emitidas 187 Carteiras, beneficiando essas pessoas com viagens gratuitas e com descontos de 50%.
A Secretária da Assistência Social de Palmas, Rubiana Matoso, afirmou que superou a expectativa a participação dos idosos. “Os idosos do município atenderam ao nosso convite, e estão participando desse Mutirão”, assinalou a secretária e comentou que também foram ofertados alguns atendimentos de saúde aos idosos.
“A expectativa é muito boa, o Centro do Idoso, está bem cheio, uma participação efetiva da população idosa, 65 +, para a emissão da Carteira. Estamos felizes, o Governo do Estado, quando chega na cidade e vê a mobilização que o município realizou para a participação. A Carteira tem sido um sucesso por onde tem passado, as pessoas estão procurando e já estão viajando. Já foram emitidas algumas Carteiras para Palmas, e hoje o Mutirão vem para entregar as Carteiras”, relatou o assessor da Diretoria das Políticas Públicas da Pessoa Idosa, Eduardo Araujo, e mencionou que a pessoa, se enquadrando em alguns requisitos que faz parte do programa já sai com a Carteira e com o cartão para efetuar a viagem. “Conforme a lei, deve ter uma antecedência mínima para a reserva, que são de 3h, esse benefício garante dois assentos gratuitos e dois com 50% de desconto por ordem de chegada.
Araújo, esclareceu que a lei entrou em vigor em (11) de maio, desde esta data já foram emitidas, no Estado do Paraná, em torno de 24 mil carteiras. “O governo criou esse benefício para a população idosa e na medida do possível, os municípios fazendo essa solicitação, atendemos e levamos esse Mutirão para que a população idosa tome consciência, saiba dos seus direitos e possa usufruir desse benefício”, finalizou.
“Estou muito feliz em conseguir a Carteira, agora tenho esse documento e posso viajar. Agradeço ao Governador por esse programa, por apoiar os idosos, agora podemos viajar sem gastar, a maioria não tem aquele dinheirinho”, revelou o senhor, Dulcessino Moreira Jr.