Uma iniciativa da Câmara de Vereadores, através do Presidente Paulo Bannake.
Os alunos do 4º Ano dessa instituição educacional participaram deste ato que contou com a presença do Prefeito de Palmas, Daniel Langaro, secretário de Educação, Professor Camargo, equipe pedagógica da secretaria, diretora da escola, Juraci Ramos de Lima (Nina), professores, alunos e os vereadores, Alcione do Nascimento, Fabiano Fabrin Pimenta, Gilberto Dhein, Josemar Bannach Fonseca e Ricardo Severo Vaz.
O projeto também será ampliado para as demais entidades educacionais do município, seguindo um cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação.
“A Câmara de Vereadores teve uma grande ideia com esse projeto levando cidadania para as crianças. Nessa cartilha mostra como funciona a Câmara, a criança já tem esse primeiro contato. Faz parte da Prefeitura apoiar esse tipo de projeto, porque as crianças devem ter o conhecimento como funciona o Poder Legislativo, inclusive passar esse conhecimento para os pais”, ressaltou o Prefeito de Palmas.

A diretora da escola Nerasi Menin Calza Juraci Ramos de Lima (Nina), comentou que o projeto é piloto quando se refere especificamente a seu teor. “Se voltarmos o nosso pensamento, nossa prática pedagógica e o olhar sobre o município, a nossa vivência também enquanto escola, abordamos a cidadania diariamente. Comentei com as crianças que somos cidadãos, nascemos cidadãos, mas temos que trabalhar isso em nós. E se trabalha desde a família, passando pela escola e tentando, através da escola e da nossa participação enquanto educadores, disseminar nessas crianças uma sementinha para que, no futuro, elas possam colher, para que todos nós, enquanto sociedade, possamos colher essas sementes”, explicou ela e revelou que o projeto chegou à escola através do vereador Paulo Bannake, “prontamente acolhemos, inicialmente foi a nossa participação enquanto educadores. Notei o olhar da professora, o olhar da equipe brilhando, porque a gente fez parte na elaboração desse projeto, a criança é isso, ela também faz parte.
Então, chegou o material, é de uma linguagem acessível, é um encarte, um gibi, com figurinhas, com desenhos, e tem uma proposta inclusiva”, pontuou a diretora e ressaltou que a proposta inicial, através dos professores regentes dos 4º anos, é trabalhar com eles esse material, explanando, lendo, propondo outras atividades, e também o pensamento é culminar com uma visita a Câmara de Vereadores, para que essas crianças possam interagir, com as famílias e a escola”.

O secretário da Educação de Palmas, Professor Camargo, relatou que é momento único com os vereadores na escola, tendo essa aproximação do Legislativo com o Executivo. “São iniciativas como essa, que fazem nossa cidade diferente. Os olhos dessas crianças, todas com o gibizinho na mão, todas felizes, e de uma forma criativa, inteligente, a Câmara fez essa revista, esse gibi, para as crianças, que são nosso bem maior”, enfatizou ele e afirmou que o Poder Legislativo é um dos que mais trabalha “e, de repente, é o que menos aparece, para a comunidade, por isso que essa iniciativa é de fundamental importância para mostrar o papel do vereador, que é, como disse há pouco, é o que trabalha escondido, é o que está nos bastidores, é dos vereadores que saem todos os projetos e os aprovam para o bem da comunidade”.O Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bannake, comentou sobre a relevância desse projeto para que os alunos pratiquem a cidadania, mas, também tenham a noção da importância do Poder Legislativo para toda sociedade. “O Legislativo aprova as leis que influenciam no dia a dia de toda comunidade. É natural que essas crianças tenham essa noção e também comentem com seus familiares toda essa questão, ou seja, o papel do vereador”, assinalou ele


Comentários: