Notícias Geral
Projeto de Mercedes sobre inclusão e educação infantil vence 13º Prêmio Gestor Público Paraná
Assembléia do Paraná

Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Um projeto de inclusão e empatia infantil que acolhe crianças desde os primeiros anos de vida, promovendo um ambiente de convivência e aprendizado inclusivo, realizado no município de Mercedes, Oeste do Paraná, é o grande vencedor do 13º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Paraná.
O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com apoio da Casa de Leis e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O prêmio tem como objetivo estimular o desenvolvimento local e a adoção de metodologias de planejamento, controle e execução de projetos municipais. A seleção destaca práticas de gestão pública que se sobressaem pela inovação, eficiência e impacto positivo nas comunidades locais.
O projeto vencedor foi escolhido por seu caráter inovador, pela excelente relação custo-benefício e pela alta possibilidade de replicação em outros municípios. De acordo com os organizadores, a iniciativa, por meio de experiências educativas e afetivas, incentiva a valorização da diversidade e o reconhecimento da singularidade de cada criança, fortalecendo vínculos de empatia, solidariedade e cooperação.
“Estamos muito felizes, eu e minha equipe de educação. É um prêmio muito importante, que vamos levar com carinho para nossa cidade”, agradeceu o prefeito de Mercedes, Laerton Weber.
“A Assembleia tem priorizado essas boas práticas, ideias inovadoras e sustentáveis na gestão pública. E o nosso objetivo hoje é parabenizar, cumprimentar e prestar uma homenagem àqueles gestores públicos que têm adotado medidas inovadoras, com sustentabilidade, tecnologia e mudanças importantes. Essa parceria entre a Assembleia, o sindicato dos auditores fiscais e o Tribunal de Contas é fundamental para premiar aqueles que fazem boas gestões”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD).
“Somos todos municipalistas e trabalhamos em conjunto para que o Paraná seja cada vez mais reconhecido, servindo de exemplo para o Brasil, como já é. Fica o nosso reconhecimento e a nossa admiração a todos os premiados”, declarou a segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP).
Boas práticas
Osmar de Araújo Gomes, coordenador do Prêmio Gestor Público Paraná, enalteceu a importância de apresentar bons projetos em prol da comunidade. “É fundamental que as prefeituras, principalmente as menores, se organizem e saibam como elaborar bons projetos, até para captar recursos para seus municípios.” Ele também destacou o valor da divulgação dessas ações. “Muitas iniciativas são realizadas e acabam esquecidas ou escondidas. Este é o momento de o prefeito ser reconhecido nacionalmente por boas práticas de administração pública.”
Fernandes dos Santos, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná, reforçou que o prêmio valoriza os bons gestores e estimula os demais. “Como todos sabemos, a grande maioria da população vive nos municípios. É por meio do trabalho dos administradores municipais que alcançamos qualidade de vida — e, neste ano, o tema da acessibilidade é especialmente relevante.”
“Precisamos ser inspiração sempre. Não é feio copiar algo que é importante e que dá resultado. Queremos que isso seja levado adiante”, afirmou o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto.
O secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, ressaltou a importância de divulgar ações bem-sucedidas e refletiu sobre os desafios da gestão municipal. “Estamos aqui hoje reconhecendo o esforço e distinguindo ótimos exemplos de gestão, com temas fundamentais, como sustentabilidade e acessibilidade. São situações inadiáveis, que precisam ser tratadas com dignidade e altivez.”
Também participaram do evento prefeitos de diversos municípios, o vice-governador Darci Piana e os deputados Hussein Bakri (PSD), Ney Leprevost (União), Secretária Márcia (PSD), Professor Lemos (PT), Bazana (PSD), Marcio Pacheco (PP) e Fabio Oliveira (Podemos). Compareceu ainda Suzane Gambetta Dobjenski, diretora da Receita Estadual.
Demais vencedores
Além do projeto da Prefeitura de Mercedes, vencedora geral do concurso, a Comissão Julgadora reconheceu outros 35 projetos. O tema de 2025 foi “Acessibilidade e Inclusão – O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”.
Entre os projetos premiados estão: Acesso ao Ensino Superior: Cursinho Professora Sara Furquim e Transporte Interuniversitário (Rio Branco do Sul); AudTech ITBI (Maringá); Caminho de São Miguel Arcanjo (Prudentópolis); Cannabis no SUS: Saúde em Mandaguari (Mandaguari); Centro Multidisciplinar TEA (Assis Chateaubriand); Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo (CETEA) (Cascavel); Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil (Nova Esperança); Cuidar de Quem Cuida: A Voz do Servidor (Sarandi); Descomplicando Acessos – Consultório Virtual de Especialidades (Pinhais); Desenvolvimento Sustentável com Responsabilidade Social e Ambiental (Ubiratã); Educação: Consumo Consciente na Infância (Maringá); Equidade e Transparência no Processo de Regulação (Prudentópolis); Equoterapia – Almirante Tamandaré para Todos! (Almirante Tamandaré); Espaço Vida – Florir Toledo (Toledo); Gabinete Itinerante (São Pedro do Ivaí); Implantação da Unidade de Cuidados Prolongados (Nova Tebas); Legislar o Futuro, Cultivando Lideranças (Maringá); Leitura Mágica (Campo Largo); Libras nas Escolas (Apucarana); Mostra Histórico-Cultural de Cascavel – Do Passado ao Presente (Cascavel); Muralha Digital – CIOSP (Campo Largo); Pato Tech – Escola de Inovação (Pato Branco); Prefeitura na Rua (Toledo); Procedimento Auxiliar de Credenciamento Compartilhado para o Serviço de Acolhimento Institucional a Mulheres Vítimas de Violência (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – COMESP); Programa da Agricultura Sustentável de Ortigueira (PAS) (Ortigueira); Programa de Melhoramento Genético (Pérola); Programa Municipal “Novos Horizontes: Primeiros Passos” (Assis Chateaubriand); Projeto Horizontes PcD – Emprego Apoiado (Pinhais); Quatro Pontes Cultivando a Saúde e a Felicidade na Terceira Idade! (Quatro Pontes); Raízes do Futuro: Ivaiporã, Coração Verde do Paraná (Ivaiporã); Recicla Corbélia (Corbélia); Satélite Cultural (Ponta Grossa); Saúde Materno-Infantil (Paraíso do Norte); Sementinha da Inclusão (Mercedes); e Violeiros e Sanfoneiros 60+ (Cascavel).
Apoiadores
O evento contou com o apoio institucional de diversas entidades e órgãos representativos, entre eles: a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP); a Associação dos Municípios do Paraná (AMP); a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); o Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon); o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA); a Fomento Paraná; o Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR); a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB/PR); o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da UTFPR (PPG-PGP/UTFPR); a Receita Estadual do Paraná; a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa); o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Rio Grande do Sul (Sindifisco); e a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).
Próximas edições
Os próximos temas do Prêmio Gestor Público Paraná já estão definidos e refletem os principais desafios e oportunidades do desenvolvimento municipal. Em 2026, o foco será “Transporte e Mobilidade Urbana – um olhar atento para soluções que conectam pessoas, cidades e oportunidades, promovendo integração, eficiência e qualidade de vida”, incentivando projetos voltados à melhoria da mobilidade e à sustentabilidade urbana.
Em 2027, o tema “Geração de Emprego e Crescimento Econômico” propõe explorar caminhos que fortaleçam a economia local, ampliem oportunidades e promovam o desenvolvimento sustentável.
Por fim, em 2028, o destaque será “Turismo como Vetor de Desenvolvimento”, reconhecendo iniciativas que valorizem a cultura, impulsionem a economia e evidenciem o potencial transformador do turismo nas cidades paranaenses.
+ Lidas
Nossas notícias no celular
Receba as notícias do Jornal A Folha no seu app favorito de mensagens.
Telegram
Whatsapp
Facebook