Aguarde, carregando...

Terça-feira, 16 de Junho 2026
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
Notícias Geral

Cardeais brasileiros se isolam no Vaticano para participar do conclave que elegerá o novo papa

Cardeais brasileiros se isolam no Vaticano para participar do conclave que elegerá o novo papa
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Os sete cardeais brasileiros que participarão do conclave que elegerá o novo papa entraram em isolamento nesta quarta-feira (7) na Casa Santa Marta, no Vaticano. É lá que eles permanecerão hospedados e isolados até o anúncio do novo pontífice. Seis deles estavam anteriormente residindo no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, uma instituição religiosa administrada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O grupo deixou o colégio às 20h30 de Roma (15h30 de Brasília), utilizando duas vans disponibilizadas pelo local. Os cardeais brasileiros participantes do conclave são: dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo; dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil; dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus; e dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB. O sétimo participante, dom João Braz de Aviz, que reside em Roma, seguiu diretamente para a Casa Santa Marta. Aviz possui 14 anos de experiência como prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, cargo que ocupou até janeiro deste ano. Antes da saída das vans, os cardeais participaram de um momento de oração diante de um altar montado na entrada do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. O altar incluía a bandeira do Brasil e uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Durante o encontro, foram entoados hinos religiosos, seguidos pela recitação do Credo, do Pai Nosso e da Ave Maria. Além dos seis cardeais eleitores presentes, o arcebispo emérito de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis, também acompanhou o momento, embora, com 88 anos, esteja acima da idade limite para integrar o conclave. Dom Raymundo deu sua bênção aos cardeais e declarou: “Que o Espírito Santo ilumine nessa missão tão importante, esse acontecimento tão grande para a igreja do mundo e também para nós do Brasil, porque temos sete cardeais participando nesse conclave. Um número significativo, aliás, é o número da perfeição, né? Então, são os melhores cardeais que nós temos para o conclave.”
A Folha

Publicado por:

A Folha

Saiba Mais

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Jornal A Folha no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
123
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Veja também

WhatsApp Jornal A Folha
oi
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR