Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
Notícias Geral

Estado anuncia R$ 202 milhões para recape asfáltico em 42 municípios do Sudoeste

Recursos foram anunciados na terça-feira (7), em Pato Branco, e são destinados às cidades integrantes da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP).

Estado anuncia R$ 202 milhões para recape asfáltico em 42 municípios do Sudoeste
Fotos: Alex Adam/SECID
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), anunciou na terça-feira (11), em evento em Pato Branco, um robusto pacote de investimentos em infraestrutura urbana para 42 municípios da região Sudoeste. São R$ 202 milhões destinados às cidades integrantes da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP).
O anúncio foi feito pelo secretário estadual das Cidades, Guto Silva, que destacou o impacto positivo da medida na infraestrutura urbana e na mobilidade regional. “Estamos promovendo um salto de qualidade na infraestrutura do Sudoeste. Esses investimentos vão além do asfalto: representam segurança, desenvolvimento e dignidade para milhares de paranaenses”, diz.

Publicidade

Leia Também:

Prefeito de Palmas, Daniel Langaro e o secretário das Cidades, Guto Silva
Prefeito de Palmas, Daniel Langaro e o secretário das Cidades, Guto Silva

Guto Silva destacou que essas autorizações de licitações, voltadas ao recape asfáltico, são uma parcela do aporte do Governo do Estado no Sudoeste. “Investimos na transformação da região, com obras que olham para o futuro. Essas são intervenções que incluem recapeamento e organização urbana, mas também há grandes obras estruturantes para mudar o eixo da região, que precisa ser recondicionado”, citou.
“Sem contar a PRC-280. Somando os investimentos com apoio do Governo do Paraná, estamos chegando a quase R$ 1 bilhão em obras somente para Pato Branco, que geram emprego e mudam a cara da cidade e de toda a região – como o Contorno Noroeste, o novo Hospital e Maternidade de São Lucas, a Via Verde Amarela, os muitos recapeamentos e as melhorias de 50 quilômetros das estradas do interior, além da construção de terminal no aeroporto”, disse. Somente por meio da Secretaria das Cidades, desde 2019, são R$ 4,1 bilhões investidos em municípios da região.
Géri Dutra, prefeito de Pato Branco e anfitrião do evento, citou que as obras que serão realizadas com esses R$ 202 milhões se somam ao que será entregue nos próximos anos, resultando em um marco histórico para o município e para a região, algo que vai fazer uma transformação radical na infraestrutura regional, projetando-a para o futuro.
“Como comparação, esse investimento do Governo do Estado no município, que passa de R$ 1 bilhão, já é mais do que a arrecadação de Pato Branco em um ano, um montante que vai ser usado para infraestrutura. Sempre foi essa minha determinação como gestor, fazermos uma boa captação de recursos para que pudéssemos fazer esses investimentos”, disse.
No mesmo dia, para Pato Branco também foram anunciados pelo Governo do Estado outros R$ 106 milhões para obras dos programas Asfalto Novo, Vida Nova e Pavimentação Sobre Pedra Irregular e, também, para recape sobre asfalto.
Palmas
O Prefeito Daniel Langaro destacou a importância do investimento e o apoio constante do Governo do Estado: “Esse recurso vem para fortalecer o nosso trabalho de revitalização da malha viária urbana. É um investimento importante, que melhora a mobilidade e a qualidade de vida da nossa população. Agradecemos ao Governo do Estado e à SECID pela parceria e por acreditarem no desenvolvimento de Palmas”.

Prefeita de CDS, Dona Maria, o secretário das Cidades Guto Silva e o deputado estadual, Adão Litro
Prefeita de CDS, Dona Maria, o secretário das Cidades Guto Silva e o deputado estadual, Adão Litro

Cel. Domingos Soares
“Agradeço o apoio do governador Ratinho Jr, do secretário Guto Silva e do deputado estadual Adão Litro, por sempre darem o suporte necessário para que o município receba esses recursos. Cel Domingos Soares, está passando por uma transformação jamais vista. Em breve, o município terá 100% de suas ruas asfaltadas”, esclareceu a gestora Pública.
Municípios contemplados 
Em relação aos recursos voltados ao recapeamento, entre as cidades que receberão os maiores aportes, com R$ 5 milhões cada, estão Ampére, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Mangueirinha, Palmas, Pato Branco, Salto do Lontra e São João. Os recursos serão aplicados em obras de recapeamento de vias urbanas, melhorias na drenagem, sinalização viária e acessibilidade.
Outras cidades
Os municípios beneficiados incluem Barracão, Cel Domingos Soares, Itapejara D’Oeste, Santa Izabel do Oeste e Vitorino (R$ 4 milhões cada), entre outros de médio e pequeno porte, como Sulina, Saudade do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu e Flor da Serra do Sul, que receberão entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões.
AMSOP
O presidente da AMSOP, Carlinhos Turatto, prefeito de Dois Vizinhos, agradeceu os investimentos direcionados aos 42 municípios. “Na história do Sudoeste, nunca tivemos tanto planejamento como agora, graças, sobretudo, a escolhas das pessoas certas nos lugares certos. Após o planejamento do Estado, estamos aqui colhendo o trabalho que foi feito. Expressamos gratidão ao Governo do Estado em nome de todos prefeitos, pois este investimento, com certeza, transformará os municípios do Sudoeste e todo o Paraná”, disse.

Bruno Lima

Publicado por:

Bruno Lima

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Veja também

WhatsApp Jornal A Folha
oi
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR