O evento contou com a presença do Reitor Adriano Willian da Silva Viana Pereira; da Diretora-Geral do Campus Palmas, professora Graciela Cabreira Gehlen; do prefeito de Palmas, Daniel Langaro; do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, José Barbosa Dias Junior; da Pró-Reitora de Administração, Dayane de Oliveira Gomes; e do Diretor de Assistência Estudantil do IFPR, Marcos Maia. Autoridades municipais, veículos de imprensa, estudantes e servidores também acompanharam a solenidade, que ocorreu nas dependências do novo restaurante.
Os estudantes foram representados pela Maria Luiza Serafini Baddini, do curso Técnico em Informática para Internet, e por Luísa Oliveira, do Técnico em Alimentos. O curso de Serviços Jurídicos esteve representado por Izabel Kalie Andretta, cerimonialista do evento.
A implantação do restaurante foi resultado de um trabalho conjunto entre a Reitoria e o Campus Palmas, que operacionalizou os recursos para a obra. Foram adquiridos equipamentos, utensílios de cozinha e insumos para o funcionamento do espaço, que visa garantir uma melhor qualidade de estudos, a permanência e o êxito estudantil.
Em seu discurso, a Diretora Graciela destacou a importância da estrutura para a comunidade acadêmica. “Este restaurante é mais do que um espaço para alimentação; é um projeto de acolhimento e de apoio à vida estudantil. Sabemos que muitos de nossos alunos passam o dia todo no campus, e garantir uma refeição de qualidade e acessível é fundamental para o seu bem-estar e para o seu rendimento acadêmico. É a materialização do nosso compromisso com a assistência estudantil e com a inclusão”, afirmou a diretora.
Investimentos e expansão da Rede
O Reitor Adriano Pereira detalhou os investimentos e os planos futuros. “Atualmente, o IFPR está com a construção de mais 18 restaurantes estudantis. Praticamente fizemos a contratação de cozinheiras para todas as unidades. Para o funcionamento do restaurante de Palmas, os recursos para aquisição dos insumos e dos equipamentos, neste momento, foram de cerca de R$ 500 mil. E no ano que vem, mais recursos virão para garantir o funcionamento diário”, explicou.
O reitor ainda adiantou: “Já estamos dialogando com a equipe para que possamos avançar e oferecer refeições subsidiadas também para os estudantes dos cursos superiores”.
Campanha IF Sem Fome
A inauguração também dialoga com um importante movimento da Rede Federal. “Toda a rede federal está com a campanha do ‘IF Sem Fome’, que busca sensibilizar as nossas autoridades em Brasília para que sejam direcionados recursos para a alimentação escolar. Hoje, o PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar] já assegura que a rede federal tenha o direito de receber esses recursos”, finalizou o reitor, reforçando o compromisso institucional com a segurança alimentar dos estudantes.

Jornal A Folha