Está sendo desenvolvido no município um importante evento voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva do mel. Promovido pelo departamento de Agricultura e pela Associação de Produtores Orgânicos de Cel Domingos Soares (Aprocel), em parceria com o SEBRAE, o curso de apicultura tem como objetivo capacitar os apicultores locais, contribuindo para a elevação dos padrões de qualidade e segurança na produção de mel.
A capacitação está sendo conduzida pelo consultor do SEBRAE, Wagner Graziero, que integra o Programa Alimento Seguro (PAS Mel). Nesta edição, o foco está voltado para a estruturação e adequação das chamadas “Casas do Mel” - unidades destinadas à extração e processamento do produto. “O curso ensina desde a construção adequada da Casa do Mel até os cuidados de higiene e manipulação para garantir um mel de qualidade”, explicou Graziero.
Com carga horária de 24h, o curso é dividido em quatro encontros, que mesclam atividades teóricas e práticas. Os participantes estão aprendendo técnicas fundamentais, desde a correta extração no campo até o processamento e higienização nas unidades, aspectos cruciais para assegurar a competitividade do mel no mercado.
“Qualidade hoje não é um diferencial ou o produtor tem, ou está fora do mercado. Este programa é essencial para garantir que nossos apicultores tenham condições de atender às exigências e até buscar novas oportunidades”, afirmou o consultor.
Atualmente, o projeto conta com a participação de 11 apicultores cadastrados, número que já chegou a 14 no passado. Apesar disso, o potencial do município é ainda maior. Coronel Domingos Soares dispõe de vastas áreas com floradas diversificadas e de um dos maiores territórios do estado, fatores que oferecem um cenário propício para a expansão da apicultura.
A iniciativa representa um passo significativo na consolidação da atividade como uma estratégia de desenvolvimento rural sustentável.
Durante a abertura do curso de apicultura promovido pelo departamento de Agricultura e pela Aprocel, em parceria com o SEBRAE. A Prefeita Dona Maria, ressaltou a iniciativa para o desenvolvimento local.
“A união entre instituições e produtores mostra que Cel Domingos Soares está no caminho certo para valorizar o mel local, ampliar sua comercialização e fortalecer a economia rural”, afirmou a prefeita, destacando o compromisso da administração municipal com o crescimento sustentável do setor apícola.
P.M.C.D.S.
Publicidade

Jornal A Folha