Jornal A Folha

Sabado, 11 de Outubro de 2025

Notícias Geral

Em Palmas não foi registrado nenhum caso de contaminação por bebida alcoólica contaminada com metanol

O governo do Estado do Paraná divulgou a identificação de dois casos de intoxicação, homens, com 60 e 71 anos, que residem em Curitiba e apresentaram sintomas após consumir bebida alcoólica.

Em Palmas não foi registrado nenhum caso de contaminação por bebida alcoólica contaminada com metanol
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A confirmação foi feita após a análise de amostras de sangue que confirmaram a presença da substância tóxica. Outros quatro casos estão sendo investigados. 
Palmas 
A enfermeira da secretaria de Saúde de Palmas, Marília Forest, destacou que estão sendo divulgadas diversas notícias referentes a intoxicação com bebidas alcoólicas. “Os principais sintomas são gastrointestinais, sistema nervoso central, dor de estômago, enjoo, vômito, dor de cabeça muito forte, perda total da visão e a midríase (uma das pupilas fica dilatada). Caso a pessoa apresente alguns desses sintomas e tenha ingerido bebida alcoólica destilada que procure orientação médica”, afirmou ela.
A médica veterinária da Vigilância Sanitária, Suellen Bauer, explicou que os profissionais estão em alerta devido alguns casos já terem sido detectados no Estado, porém, em Palmas, ainda não a notificação de nenhum caso. “Pedimos para a população e os proprietários dos estabelecimentos comerciais que peçam as notas fiscais dos produtos, verifiquem a rotulagem dos destilados, se não a erro ortográfico nos rótulos, principalmente, de vodka, gin e uísque, se não tem impurezas dentro do frasco, se possui o lacre e o selo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da importação, para os produtos que vem de outros países”. 
Informou também que na quarta-feira (08), a Vigilância Sanitária, realizou uma ação em conjunto com o Procon em alguns estabelecimentos estratégicos. “Levamos orientações referente as intoxicações e os cuidados que devem ser tomados”.

Coordenadora do Procon de Palmas, Maria Laura Ribas e a Médica Veterinária da Vigilância Sanitária, Suellen Bauer
 
Destacou ainda que a Vigilância está à disposição para qualquer orientação. “A pessoa pode fazer denúncia através do site da Prefeitura, na plataforma 1Doc”.   
Ministério da Saúde    
De acordo com o balanço do Ministério da Saúde, são 17 casos confirmados e 217 notificações suspeitas. 
Emergência médica
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.
Fonte: Agência Brasil. 

Publicidade

Leia Também:

Bruno Lima

Publicado por:

Bruno Lima

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Veja também

oi