Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 25 de Junho 2026
Carregando jogos...
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
Notícias Geral

Campanha Junho Vermelho reforça importância da doação de sangue no Paraná

Campanha Junho Vermelho reforça importância da doação de sangue no Paraná
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
As 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) intensificam as ações para aumentar o número de doadores de sangue, imprescindível para manter os estoques que salvam vidas diariamente. Os hemocomponentes coletados atendem 384 hospitais – públicos, privados ou filantrópicos. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), promove a campanha “Doe sangue, doe vida” durante o Junho Vermelho, período de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Este mês ganha ainda mais destaque com o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14. As 23 unidades do Hemepar serão parte central dessa mobilização no Paraná, que visa manter um fluxo regular de doações. Atualmente, a Hemorrede do Paraná atende 95,6% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Em nome da solidariedade que transforma vidas, manifestamos nossa gratidão a cada doador que, com seu gesto nobre, contribui para salvar vidas diariamente no Paraná. É fundamental que essa corrente de amor e compromisso continue, e por isso convido todos a manterem a regularidade nas doações, espalhando esse exemplo inspirador a amigos e familiares”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Somente em 2025, o Paraná registrou 87 mil doações de sangue, alcançando mais de 204 mil doações ao longo de 2024. Cada bolsa de sangue de 450 ml pode ser desmembrada em até quatro hemocomponentes – hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado – capaz de ajudar até quatro pessoas. Desde 2019, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 238 milhões destinados a custeio, aquisição de equipamentos e insumos modernos para hemoterapia, fortalecendo a Hemorrede paranaense como uma referência em âmbito nacional. A campanha continuará ganhando visibilidade durante junho, com publicações em redes sociais da Sesa, Hemepar e outras unidades ligadas ao Estado. Entre as iniciativas deste mês, destaca-se a campanha “Doe Sangue pelo Esporte”, promovida pelo Hemepar Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ). Doar sangue é simples, mas requer atenção a algumas condições. É necessário ter entre 16 e 69 anos completos, estando menores de idade acompanhados pelos responsáveis legais. Homens podem doar em intervalos de dois meses (quatro vezes ao ano), enquanto mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre as doações (totalizando até três doações anuais). O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e evitar refeições gordurosas nas quatro horas anteriores à doação. Também é essencial apresentar documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte ou CNH. “É importante que as pessoas doem sangue de forma regular para que possamos manter os nossos estoques nos níveis adequados. Contamos com 23 unidades dentro da Hemorrede que estão distribuídas em todas as Regionais de Saúde e esperamos que durante este mês, possamos incentivar ainda mais as doações”, declarou Vivian Patricia Raksa, diretora do Hemepar. Com o objetivo de evitar filas e equilibrar os estoques para diferentes tipos sanguíneos, o Hemepar orienta que os interessados realizem o agendamento prévio da doação por meio de sua plataforma online ou presencialmente em uma unidade da rede estadual.
A Folha

Publicado por:

A Folha

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Veja também

WhatsApp Jornal A Folha
oi
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR